COORDENADA PELO ATOR E DIRETOR CELSO VELUZA, A CIA. HORA DO ANJO ATUA EM PORTO ALEGRE DESDE 1976 ENTRE OUTRAS PEÇAS, MONTOU E DIRIGIU:
A macaca esquecida – Caco Barcelos; *Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles; *O circo de bonecos – Oscar Von Pfhul; *Trativelindepraglutifitotinquelux – Roberto Freire; *Olavo o Gato Confusão – Roberto Rocha Coelho; * Escorial – Michel de Ghelderode; *Kaierbeck – A Pedra Negra – Ilo Klugi; *Dom Quixote Livro I Capitulo VIII – Miguel de Cervantes; *As Histórias do Palhaço Pipoca; *Viagem ao Mundo do arco-íris; *A Lenda da Índia Obirici; *Minha Namorada é Verde – Teatro-Fórum.
DESDE 2005 A CIA TRABALHA NA SALA 502 DA USINA DO GASÔMETRO- ESPAÇO DE REFERÊNCIA DE FORMAS ANIMADAS- COM OFICINAS,APRESENTAÇÕES, WORKSHOPS E TEATRO DE BONECOS.
PARA A MOSTRA O GRUPO FORMADO POR CELSO E OS ATORES PAULO RODRIGUEZ E CRISTINNE CRISGUER TRAZ AO PALCO AS PERFORMANCES:
DOM QUIXOTE E O SISTEMA CAPITALISTA GLOBALIZADO , ONDE A PARTIR DA SUCATA (LIXO LIMPO E SECO), DO DESCARTÁVEL COMERCIAL, BUSCARAM-SE ELEMENTOS PARA UMA MONTAGEM CONCEITUAL. COM PESQUISA NA OBRA DE CERVANTES A CIA. COMPÕE UM "UNIVERSO CULTURAL CONTEMPORÂNEO" COM DOM QUIXOTE O FIDALGO DE 1605 E A REFLEXÃO SOBRE SEU AMBIENTE DE INSANIDADE,OPRESSÃO E REALIDADE, PERMITINDO AO PÚBLICO FAZER VÁRIAS RELEITURAS DO PERSONAGEM.
SÍSIFO RE-INVENTADO, UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DO MITO GREGO DE SÍSIFO, QUE AMAVA A VIDA E MENOSPREZAVA A MORTE E OS DEUSES. POR ISSO FOI CONDENADO PELOS DEUSES AO CASTIGO ETERNO DO TRABALHO INÚTIL: LEVAR UMA ENORME PEDRA ATÉ O TOPO DE UMA MONTANHA. QUANDO O SOL CAÍA, SÍSIFO JÁ ESTAVA QUASE NO TOPO. QUANDO O SOL NASCIA, A PEDRA HAVIA ROLADO AO PÉ DA MONTANHA NOVAMENTE... QUAL O SENTIDO DA VIDA? PARA O SER HUMANO, EXISTE A POSSIBILIDADE DE MODIFICAR SUA ROTINA ABSURDA, DE LANÇAR LONGE O ROCHEDO DAS MISÉRIAS, DA IGNORÂNCIA E DA INCONSCIÊNCIA. DEIXAR DE REPETIR OS DIAS, OS ANOS E AS VIDAS SEM VARIAÇÃO ALGUMA PARA CONSTRUIR O PRÓPRIO DESTINO- EIS O DESAFIO DE SÍSIFO.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO EM:
http://veluza.multiply.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário