Olá amigos!!
Saiu a programação da nossa III Mostra Sustentável de Teatro de Bonecos de Porto Alegre:
INÍCIO: 13h
Grupo Arteiros Teatreiros: Porto Alegre - com o espetáculo "O Rei da cocada preta". Um espetáculo com poesia, humor e muita fantasia que conta a história de um rei ganancioso e seus desejos de conquistas infinitas. A
encenação faz uma crítica à ganância e ao desrespeito às pessoas e à natureza
para se conseguir mais poder e mescla teatro infantil com teatro de bonecos,
contação de histórias, apresentação de músicas e elementos da cultura
brasileira. No elenco Paula Lages e Gildo Santos.
Projeto Vó Chica: Porto Alegre - Situado na Vila Safira, zona leste da cidade, o projeto criado pleo Sr. Cláudio Costa, pintor, nos fundo da sua própria residência, leva à comunidade cultura, arte e educação. De maneira voluntária o projeto oferece oficinas de Ballet, teatro, percussão, noções de informática, entre outros. Os poucos recursos que sustentam o trabalho são tirados de doações de amigos e parceiros (muitos, não moradores da vila) e do próprio trabalho de Cláudio A turma trás ao Sustentação o boneco gigante da Vó Chica, moradora da vila dos anos 40 até 1983 quando faleceu, aos 107 anos de idade. Foi parteira destacada e era filha de trabalhadores escravizados. O boneco foi construído paralelo ao curso de bonecos gigantes do Ponto de Cultura Teia Viva e ganhou sua forma pelas mãos do artista plástico e escultor Paulo Martins.
Cia Caras de Totem: Porto Alegre - Espetáculo "Brincar de gente grande". Um trabalho voltado para a conscientização do lazer e da educação no desenvolvimento integral do cidadão. Abordando a temática da vida no campo e alertando para o malefício da exploração do trabalho infantil, este trabalha da Cia. Caras de Totem, mescla música ao vivo, bonecos de luva e uma linda cenografia para encantar e cativar a todos. Charles Kray dirige e anima os bonecos a música ao vivo fica por conta de Denis Job, também fazem parte do espetáculo Lucas Strey e Jé Moranduba.
Grupo Tia: Canoas - Espetáculo "Histórias de circo sem lona". Mostra as artimanhas de dois palhaços
“sem eira, nem beira”, que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma
de ganhar a vida e conquistar o pão de cada dia. O espetáculo reflete, através
da alegoria e da linguagem do palhaço, como o homem vai levando sua vida,
equilibrando-se entre os contrários, compreendendo a necessidade de “ganhar o
pão com o suor de seu rosto”, mas criando mecanismos para escapar das pressões
cotidianas, reagir aos exageros dos puritanos e se contrapor à tristeza e à
violência do mundo. Os
quadros são grandes números de ‘enganação’, mas que viram uma grande comunhão
com o público, devido ao alto grau de simplicidade, ludicidade e, sobretudo, de
cumplicidade que se estabelece. A execução dos números e simpatia que os
palhaços provocam no público tornam os números incríveis, mas por um olhar
inverso ao da virtuose. É uma ótica que só os palhaços e aqueles que abrem o coração
conseguem perceber, deixando de lado toda lógica e estética do cotidiano,
presente em nossas vidas. Assim o público é levado, despretensiosamente, por
essas criaturas que acreditam com toda fé na magia do que estão fazendo. No elenco Militão e Mariana como Fadiga e Estripulia.
Theia Criativa: Porto Alegre - oficina "De Drummond à Manoel O (re) encantamento das pedras à poesia da vida!" trabalhando a proposta de Sustentabilidade emocional e afetiva a oficineira Patti Cruz trás ao Sustentação, poesia, lirismo e encantamento. A oficina ocorrerá paralela ao evento, de forma livre os participantes são convidados a sentar, pintar, ouvir poesias, se tornarem mais humanos, mas integrados com o outro, com a vida...
Gérson do Giz de cera: Gravataí - o artista plástico estará expondo seu trabalho feito com giz de cera aquecido, telas lindas pintadas com amor e criatividade. Também estará produzindo telas para mostrar um pouco da técnica e de sua arte.
Piquenique da leitura: Porto Alegre- iniciativa surgida em Cachoeirinha e idealizada por Sônia Zanchetta e Rosane Castro, foi adotada em porto Alegre pelo grupo porto de Palavras e se fará presente na Mostra com espaço para leitura, troca-troca e contação de histórias.
Grupo Odú Emí:Gravataí- para encerrar o dia o grupo apresenta suas composições de música afro- gaucha, com ritmo contagiante e harmonia encantadora, chave de ouro para fechar a Sustentação 2012.
Grupo Odú Emí:Gravataí- para encerrar o dia o grupo apresenta suas composições de música afro- gaucha, com ritmo contagiante e harmonia encantadora, chave de ouro para fechar a Sustentação 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário